Plano de Aula: Jogos de apontar para o que deseja
Plano de Aula: Jogos de apontar para o que deseja
Uma introdução ao plano de aula. Neste plano, propomos atividades lúdicas que incentivam a comunicação e a interação entre as crianças da Educação Infantil. Os jogos de apontar são uma excelente maneira de estimular a percepção e a expressão de desejos e necessidades, promovendo o desenvolvimento social e emocional dos pequenos.
Tema:
Jogos de Apontar
Habilidade BNCC:
(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos. (EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras. (EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
Objetivo geral:
Desenvolver a habilidade de comunicação e interação social das crianças por meio de jogos que envolvem apontar e expressar desejos.
Objetivos específicos:
- Estimular a percepção das ações e reações dos colegas.
- Promover a expressão de desejos e necessidades através de gestos e palavras.
- Fomentar a interação entre as crianças e adultos durante as atividades.
- Desenvolver a coordenação motora ao apontar objetos.
Duração aproximada:
50 minutos
Recursos didáticos:
- Brinquedos variados (bonecos, bolas, livros ilustrados).
- Materiais de papel (cartões com imagens de objetos).
- Espaço amplo para a realização das atividades.
- Fichas de atividades para registro das interações.
Metodologia:
A metodologia será baseada em atividades práticas e interativas, onde as crianças serão incentivadas a apontar e comunicar o que desejam. As atividades serão divididas em grupos pequenos para promover a interação e a observação das reações dos colegas.
Atividades:
- Atividade 1: Jogo do Apontar – As crianças se sentarão em círculo e, um a um, deverão apontar para um objeto ou brinquedo e dizer o que desejam. Os colegas devem repetir o que foi apontado, reforçando a comunicação.
- Atividade 2: Caça ao Tesouro – Espalhe cartões com imagens de objetos pela sala. As crianças deverão apontar para os cartões e dizer o que gostariam de encontrar, promovendo a interação e a expressão de desejos.
- Atividade 3: Mímica do Desejo – As crianças deverão representar com gestos o que desejam, enquanto os colegas tentam adivinhar. Essa atividade estimula a comunicação não verbal e a percepção das emoções.
Avaliação:
A avaliação será contínua, observando a participação e a interação das crianças durante as atividades. É importante notar como elas se comunicam e se adaptam ao convívio social, além de como expressam seus desejos e necessidades.
Dicas para enriquecer o plano:
Para enriquecer o plano de aula, considere incluir músicas que estimulem a interação e o movimento, como canções que falem sobre desejos e ações. Além disso, crie um ambiente acolhedor e seguro, onde as crianças se sintam à vontade para se expressar. Utilize materiais visuais e táteis que ajudem as crianças a compreenderem melhor as atividades propostas. Por fim, incentive a participação dos pais, sugerindo que eles pratiquem jogos semelhantes em casa, reforçando o aprendizado.