Plano de Aula: Jogos de balançar a cabeça para confirmar algo
Plano de Aula: Jogos de balançar a cabeça para confirmar algo
Tema:
Jogos de balançar a cabeça para confirmar algo.
Habilidade BNCC:
(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
Objetivo geral:
Desenvolver a comunicação não verbal e a interação social entre as crianças, utilizando jogos que incentivem a confirmação através do movimento da cabeça.
Objetivos específicos:
- Estimular a percepção corporal e a consciência dos limites do próprio corpo.
- Promover a interação entre as crianças através de jogos que envolvam a comunicação não verbal.
- Facilitar a expressão de emoções e desejos por meio de gestos e movimentos.
- Desenvolver a capacidade de observar e reagir às ações dos colegas.
Duração aproximada:
50 minutos
Recursos didáticos:
- Brinquedos macios para a atividade.
- Espaço amplo e seguro para a realização dos jogos.
- Música animada para criar um ambiente lúdico.
- Materiais visuais que ajudem na comunicação, como cartões com expressões faciais.
Metodologia:
A metodologia será baseada em jogos interativos que incentivem a comunicação não verbal. As crianças serão divididas em pequenos grupos para facilitar a interação e a observação das ações dos colegas. O professor atuará como mediador, incentivando as crianças a se expressarem e a confirmarem suas ações através do balançar da cabeça.
Atividades:
- Jogo do Espelho: As crianças se posicionam em frente a um colega e devem imitar os movimentos de cabeça, confirmando com um balançar para cima e para baixo. O objetivo é que cada criança observe e imite o colega, promovendo a interação.
- Confirmação Musical: Com música tocando, as crianças dançam livremente. Quando a música parar, elas devem olhar para um colega e balançar a cabeça para confirmar se estão felizes ou não. O professor pode incentivar a troca de expressões.
- História Interativa: O professor conta uma história onde as crianças devem balançar a cabeça em momentos específicos, como quando um personagem faz algo engraçado ou triste. Isso ajuda a desenvolver a atenção e a comunicação.
- Cartões de Emoções: Utilizando cartões com diferentes expressões faciais, as crianças devem escolher um cartão e balançar a cabeça para confirmar se se sentem como a expressão escolhida. Isso estimula a comunicação de emoções.
Avaliação:
A avaliação será contínua e observacional. O professor deve observar como as crianças interagem entre si, se conseguem se comunicar através dos gestos e se estão atentas às ações dos colegas. A participação e o envolvimento nas atividades também serão considerados.
Dicas para enriquecer o plano:
- Incluir músicas que as crianças já conheçam para aumentar a familiaridade e o engajamento.
- Utilizar espelhos para que as crianças possam observar seus próprios movimentos e expressões.
- Incentivar a troca de experiências entre as crianças, permitindo que elas compartilhem momentos em que se sentiram felizes ou tristes.
- Adaptar as atividades conforme a resposta das crianças, tornando-as mais dinâmicas e divertidas.