PROJETO: Dia de Fingir ser um Viajante do Tempo (9 de dezembro) – 2º ano

Projeto: Dia de Fingir ser um Viajante do Tempo (9 de dezembro) – 2º ano

O projeto “Dia de Fingir ser um Viajante do Tempo” é uma atividade lúdica e educativa que visa estimular a imaginação e a criatividade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. A proposta é que os alunos se tornem “viajantes do tempo”, explorando diferentes épocas e culturas, promovendo uma experiência de aprendizado que une História, Geografia e Artes. Durante o dia, as crianças poderão se vestir como personagens de diferentes períodos históricos, trazendo à sala de aula um ambiente dinâmico e interativo.

Este projeto é alinhado às diretrizes da BNCC, proporcionando uma abordagem interdisciplinar que favorece o desenvolvimento de diversas habilidades. Além de explorar a história e a cultura, os alunos também terão a oportunidade de praticar a escrita e a leitura, utilizando a grafia correta, segmentação de palavras e a formação de textos curtos. A atividade promove a socialização e o trabalho em grupo, essenciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças.

Tema:

Dia de Fingir ser um Viajante do Tempo

Habilidade BNCC:

  • (EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas.
  • (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo.
  • (EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.

Objetivo geral:

Planejamentos de Aula BNCC Infantil e Fundamental

Proporcionar uma experiência de aprendizado que estimule a criatividade, a imaginação e o conhecimento histórico-cultural dos alunos, através da vivência de diferentes épocas e culturas.

Objetivos específicos:

  • Estimular a leitura e a escrita através da produção de textos sobre as épocas visitadas.
  • Promover o trabalho em grupo e a socialização entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e apresentação oral.
  • Fomentar a apreciação das artes através da criação de figurinos e cenários.

Duração aproximada:

50 minutos

Recursos didáticos:

  • Figurinos e acessórios representativos de diferentes épocas.
  • Materiais para produção de cartazes e textos.
  • Livros e recursos digitais sobre história e culturas.
  • Materiais de arte para a criação de cenários.

Situações Problema:

Como podemos representar diferentes épocas históricas de forma criativa? Quais elementos são essenciais para entender a cultura de um determinado período?

Contextualização:

As crianças serão apresentadas a diferentes períodos históricos através de histórias e imagens. Cada aluno escolherá uma época para representar, pesquisando sobre suas características e curiosidades. Essa pesquisa será a base para a produção de textos e a criação de figurinos.

Metodologia:

A metodologia será baseada em atividades práticas e interativas, onde os alunos trabalharão em grupos para pesquisar, criar e apresentar suas descobertas. O professor atuará como mediador, orientando as pesquisas e incentivando a criatividade.

Perguntas:

  • O que você aprendeu sobre a época que escolheu?
  • Quais foram as principais características culturais desse período?
  • Como as pessoas se vestiam e se comportavam naquela época?

Atividades:

  • Atividade 1: Pesquisa Histórica

    Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e escrita.

    Descrição: Os alunos escolherão uma época para pesquisar. Devem buscar informações sobre a vestimenta, costumes e eventos importantes desse período.

    Instruções práticas: Dividir a turma em grupos e fornecer materiais de pesquisa. Cada grupo apresentará suas descobertas em um cartaz.

    Materiais: Livros, internet, cartolinas.

  • Atividade 2: Criação de Figurinos

    Objetivo: Estimular a criatividade e a expressão artística.

    Descrição: Cada grupo criará figurinos representativos da época escolhida, utilizando materiais recicláveis.

    Instruções práticas: Fornecer materiais e permitir que os alunos trabalhem em conjunto para criar seus figurinos.

    Materiais: Tecidos, papel, tesoura, cola.

  • Atividade 3: Apresentação

    Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação oral.

    Descrição: Os alunos apresentarão suas pesquisas e figurinos para a turma, explicando a importância da época escolhida.

    Instruções práticas: Organizar um “desfile do tempo” onde cada grupo se apresentará.

    Materiais: Figurinos, cartazes.

Discussão em Grupo:

Após as apresentações, promover uma discussão em grupo sobre o que aprenderam com as diferentes épocas. Perguntar como as culturas se influenciam e quais aspectos ainda são relevantes hoje.

Avaliação:

A avaliação será contínua, observando a participação dos alunos nas atividades, a qualidade das pesquisas e a criatividade nas apresentações. O professor poderá utilizar uma rubrica para avaliar os aspectos de pesquisa, apresentação e trabalho em grupo.

Dicas:

Para enriquecer o projeto, o professor pode convidar especialistas ou realizar uma visita a um museu. Além disso, incentivar os alunos a trazerem objetos de suas casas que remetam a épocas passadas pode tornar a experiência ainda mais rica.

Texto para leitura do professor:

O conceito de viagem no tempo é fascinante e instiga a curiosidade das crianças. Ao se tornarem “viajantes do tempo”, os alunos têm a oportunidade de explorar não apenas a história, mas também as relações sociais e culturais que moldaram as sociedades ao longo dos séculos. Através da pesquisa e da criatividade, eles aprenderão a importância de compreender o passado para melhor interpretar o presente.

As crianças também poderão perceber que, apesar das diferenças entre as épocas, muitos valores e costumes permanecem. Isso pode gerar discussões interessantes sobre como a história se repete e como as tradições são passadas de geração para geração. O projeto, portanto, não é apenas uma atividade escolar, mas uma verdadeira imersão na cultura e na história.

Além disso, ao trabalhar em grupo, os alunos desenvolvem habilidades sociais essenciais, como a empatia, a colaboração e a comunicação. Essas competências são fundamentais para a formação de cidadãos críticos e participativos, que compreendem a importância de respeitar as diferenças e valorizar a diversidade cultural.

Desdobramentos do plano:

O projeto pode ser desdobrado em outras atividades, como a criação de um diário de viagem, onde os alunos registram suas experiências e aprendizados. Essa atividade pode ser feita em formato digital ou impresso, incentivando a escrita e a reflexão sobre o que foi aprendido. Além disso, o professor pode propor uma exposição dos trabalhos realizados, envolvendo a comunidade escolar e os familiares, promovendo um intercâmbio cultural.

Outra possibilidade é a realização de um “Dia do Viajante do Tempo”, onde os alunos podem trazer comidas típicas de diferentes épocas e culturas, promovendo uma experiência sensorial que complementa o aprendizado. Essa atividade pode ser uma oportunidade para discutir a evolução dos hábitos alimentares e a influência das culturas na culinária.

Por fim, o projeto pode ser ampliado para incluir outras disciplinas, como Matemática e Ciências, através de atividades que envolvam a medição de tempo, a comparação de objetos de diferentes épocas e a análise de mudanças ambientais ao longo do tempo.

Orientações finais:

É importante que o professor esteja preparado para mediar as discussões e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente. Criar um ambiente acolhedor e respeitoso é fundamental para que as crianças se sintam à vontade para expressar suas ideias e opiniões. Além disso, o professor deve estar atento às necessidades individuais de cada aluno, adaptando as atividades conforme necessário.

O uso de recursos visuais e audiovisuais pode enriquecer ainda mais a experiência, tornando o aprendizado mais dinâmico e interessante. Filmes, documentários e vídeos sobre as épocas estudadas podem ser utilizados para complementar as pesquisas e estimular a curiosidade dos alunos.

Por fim, é essencial que o projeto seja flexível e adaptável, permitindo que os alunos explorem suas próprias ideias e interesses. Dessa forma, o aprendizado se torna mais significativo e relevante, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e críticos.

10 Sugestões lúdicas sobre este tema:

  • Teatro de Fantoches: Criar fantoches representando personagens de diferentes épocas e encenar pequenas peças.
  • Caça ao Tesouro: Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a eventos históricos.
  • Jogo de Memória: Criar um jogo de memória com figuras de personagens históricos e suas contribuições.
  • Desenho Livre: Propor que os alunos desenhem como imaginam o futuro, baseando-se no que aprenderam sobre o passado.
  • Visita a um Museu: Planejar uma visita a um museu local que tenha exposições sobre a história.
  • Criação de um Mapa do Tempo: Fazer um mapa que mostre a evolução de uma cidade ou região ao longo dos anos.
  • Entrevista com Avós: Incentivar os alunos a entrevistar seus avós sobre como era a vida no passado.
  • Construção de Maquetes: Criar maquetes de construções típicas de diferentes épocas.
  • Dia da Fantasia: Organizar um dia em que todos venham vestidos de personagens históricos.
  • Criação de um Blog: Criar um blog da turma onde os alunos podem postar suas pesquisas e reflexões sobre as épocas estudadas.
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