PROJETO: Dia do Dublador (29 de junho) – 3º ano

Projeto: Dia do Dublador (29 de junho) – 3º ano

O Projeto: Dia do Dublador é uma atividade pedagógica que visa explorar a arte da dublagem, promovendo a criatividade e a expressão oral dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Este projeto se alinha às diretrizes da BNCC, proporcionando uma experiência lúdica e educativa, onde os alunos poderão desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos, além de trabalharem em grupo e aprimorarem suas habilidades de comunicação.

Durante o projeto, os alunos terão a oportunidade de conhecer a história da dublagem, entender a importância desse trabalho no contexto audiovisual e até mesmo experimentar a dublagem de cenas de filmes e desenhos animados. Essa atividade não só estimula a criatividade, mas também promove o trabalho em equipe e a empatia, já que os alunos devem se colocar no lugar dos personagens que estão dublando.

Tema:

O tema do projeto é a arte da dublagem e sua importância na comunicação e na cultura popular.

Habilidades BNCC:

  • (EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas.
  • (EF03LP11) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais.
  • (EF03LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas, telejornal para público infantil.

Objetivo geral:

Planejamentos de Aula BNCC Infantil e Fundamental

Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de textos, além de estimular a criatividade e a expressão oral dos alunos por meio da dublagem.

Objetivos específicos:

  • Compreender a história e a importância da dublagem.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita através de roteiros de dublagem.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a expressão oral e a criatividade dos alunos.

Duração aproximada:

50 minutos por aula, durante uma semana.

Recursos didáticos:

  • Roteiros de cenas de filmes e desenhos animados.
  • Equipamentos de áudio (microfones, gravadores).
  • Computadores ou tablets para edição de áudio.
  • Materiais de papelaria (papel, canetas, etc.).

Situações Problema:

Como podemos dar voz aos personagens que amamos? Quais são os desafios enfrentados pelos dubladores? Como a dublagem pode mudar a percepção de uma cena?

Contextualização:

O projeto será introduzido com uma breve apresentação sobre a dublagem, mostrando exemplos de cenas dubladas e discutindo a importância desse trabalho no cinema e na televisão. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com filmes e desenhos dublados, criando um ambiente de troca e aprendizado.

Metodologia:

A metodologia será baseada em atividades práticas e colaborativas, onde os alunos trabalharão em grupos para escolher cenas, escrever roteiros e realizar a dublagem. O professor atuará como mediador, orientando os alunos nas etapas do projeto e garantindo que todos participem ativamente.

Perguntas:

  • O que você acha que é mais difícil na dublagem: interpretar a emoção do personagem ou acertar a sincronização?
  • Como a dublagem pode influenciar a forma como percebemos uma história?
  • Quais personagens você gostaria de dublar e por quê?

Atividades:

  • Atividade 1: Introdução à Dublagem

    Objetivo: Compreender o que é dublagem e sua importância.

    Descrição: O professor apresentará um vídeo sobre a história da dublagem e discutirá com os alunos. Após a exibição, os alunos compartilharão suas opiniões sobre o que aprenderam.

    Materiais: Vídeo sobre dublagem, projetor.

  • Atividade 2: Escolha da Cena

    Objetivo: Selecionar uma cena para dublagem.

    Descrição: Em grupos, os alunos escolherão uma cena de um filme ou desenho animado que gostariam de dublar. Eles deverão justificar sua escolha.

    Materiais: Lista de cenas disponíveis, papel e caneta.

  • Atividade 3: Roteiro de Dublagem

    Objetivo: Escrever um roteiro para a cena escolhida.

    Descrição: Os alunos, em grupos, escreverão um roteiro para a cena que escolheram, adaptando os diálogos e as emoções dos personagens.

    Materiais: Papel, canetas, computador (opcional).

  • Atividade 4: Ensaios de Dublagem

    Objetivo: Ensaiar a dublagem da cena.

    Descrição: Os alunos ensaiarão a dublagem da cena, praticando a entonação e a sincronização com a imagem.

    Materiais: Equipamentos de áudio, cena em vídeo.

  • Atividade 5: Gravação da Dublagem

    Objetivo: Gravar a dublagem da cena.

    Descrição: Os grupos gravarão suas dublagens, utilizando os equipamentos disponíveis. O professor auxiliará na gravação e edição.

    Materiais: Equipamentos de áudio, computador para edição.

  • Atividade 6: Apresentação das Dublagens

    Objetivo: Apresentar as dublagens para a turma.

    Descrição: Cada grupo apresentará sua dublagem para a turma, e todos poderão comentar e dar feedback.

    Materiais: Projetor, computador.

Discussão em Grupo:

Após as apresentações, será promovida uma discussão em grupo sobre o que os alunos aprenderam com o projeto. Perguntas como “O que foi mais desafiador?” e “Como se sentiram ao dublar?” serão feitas para estimular a reflexão.

Avaliação:

A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação dos alunos nas atividades, a qualidade dos roteiros e a apresentação final. O professor também poderá aplicar uma autoavaliação, onde os alunos refletem sobre seu desempenho e aprendizado.

Dicas:

Para enriquecer o projeto, o professor pode convidar um dublador profissional para falar sobre sua experiência e responder perguntas dos alunos. Além disso, é importante criar um ambiente acolhedor e divertido, onde os alunos se sintam à vontade para se expressar.

Texto para Leitura do Professor:

A dublagem é uma forma de arte que permite que personagens ganhem vida através da voz. É um trabalho que exige não apenas habilidade vocal, mas também uma compreensão profunda das emoções e da narrativa. Os dubladores são responsáveis por transmitir sentimentos e intenções, fazendo com que o público se conecte com os personagens. Neste projeto, os alunos terão a chance de explorar essa arte, desenvolvendo suas habilidades de comunicação e criatividade.

Além disso, a dublagem é uma excelente ferramenta para trabalhar a leitura e a interpretação de textos. Ao escrever seus próprios roteiros e dublar cenas, os alunos praticam a escrita criativa e a expressão oral, habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico. O projeto também promove o trabalho em equipe, já que os alunos precisam colaborar e ouvir uns aos outros para criar uma dublagem coesa e impactante.

Por fim, ao final do projeto, os alunos não apenas terão aprendido sobre a dublagem, mas também terão desenvolvido uma nova apreciação por essa forma de arte. Eles poderão ver os filmes e desenhos animados de uma nova perspectiva, reconhecendo o trabalho e a dedicação que vão por trás da dublagem.

Desdobramentos do Plano:

O projeto pode ser desdobrado em outras atividades, como a criação de um telejornal onde os alunos dublam notícias e reportagens. Isso permitirá que eles pratiquem a leitura de textos informativos e desenvolvam habilidades de apresentação. Além disso, o projeto pode ser ampliado para incluir a criação de animações curtas, onde os alunos podem dublar seus próprios personagens, integrando diferentes linguagens artísticas.

Outra possibilidade é a realização de um concurso de dublagem, onde os alunos podem apresentar suas dublagens para uma banca avaliadora. Isso não só incentivará a criatividade, mas também proporcionará uma experiência de feedback construtivo, essencial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.

Por fim, o projeto pode ser integrado a outras disciplinas, como Artes e Educação Física, promovendo uma abordagem interdisciplinar que enriquece o aprendizado e estimula a curiosidade dos alunos.

Orientações Finais:

É fundamental que o professor esteja preparado para lidar com diferentes perfis de alunos, adaptando as atividades conforme necessário. Alguns alunos podem precisar de mais apoio na escrita dos roteiros, enquanto outros podem se destacar na interpretação. O importante é garantir que todos tenham a oportunidade de participar e se expressar.

Além disso, o professor deve estar atento ao tempo disponível para cada atividade, garantindo que o projeto seja concluído dentro do cronograma. A organização e o planejamento são essenciais para o sucesso do projeto, permitindo que os alunos aproveitem ao máximo essa experiência.

Por fim, é importante celebrar as conquistas dos alunos ao final do projeto. Uma apresentação final, onde os alunos mostram suas dublagens, pode ser uma ótima maneira de encerrar o projeto, permitindo que todos compartilhem suas experiências e aprendizados.

10 Sugestões Lúdicas sobre este Tema:

  • 1. Jogos de Imitação: Os alunos podem participar de jogos onde imitam vozes de personagens famosos, desenvolvendo a criatividade e a expressão vocal.
  • 2. Criação de Personagens: Os alunos podem criar seus próprios personagens e desenvolver histórias para eles, estimulando a imaginação.
  • 3. Atividades de Rima: Propor atividades onde os alunos criam rimas para os diálogos dos personagens, trabalhando a sonoridade da língua.
  • 4. Desafios de Dublagem: Criar desafios onde os alunos dublam cenas sem ensaio, promovendo a espontaneidade e a improvisação.
  • 5. Teatro de Sombras: Os alunos podem criar um teatro de sombras, dublando as histórias que criaram, integrando artes visuais e dublagem.
  • 6. Jogos de Palavras: Propor jogos onde os alunos devem criar diálogos engraçados com palavras aleatórias, estimulando a criatividade.
  • 7. Análise de Cenas: Assistir a cenas de filmes e discutir como a dublagem influencia a percepção do público.
  • 8. Criação de Roteiros em Grupo: Os alunos podem trabalhar em grupos para criar roteiros de dublagem, promovendo a colaboração.
  • 9. Estudo de Dubladores: Pesquisar sobre dubladores famosos e suas contribuições para a indústria do entretenimento.
  • 10. Apresentação de Dublagens: Organizar um evento onde os alunos apresentam suas dublagens para a comunidade escolar, promovendo a autoestima e a valorização do trabalho em grupo.
Botões de Compartilhamento Social