Plano de Aula: Consumo e arte
Tema: Consumo e arte
Duração: 50 minutos
Etapa: Ensino Fundamental II
Faixa Etária: 14 a 15 anos
Objetivo Geral: Conhecer a relevância da produção artística e as implicações legais referentes ao consumo e aos direitos autorais, estimulando a reflexão crítica sobre as consequências do consumo de produtos piratas.
Objetivos Específicos:
– Analisar a legislação sobre direitos autorais e seu impacto na cultura.
– Discutir as leis de incentivo à produção artística no Brasil.
– Prototipar uma proposta de produção artística, incluindo o planejamento financeiro necessário para a realização do evento.
– Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e promoção da criatividade.
Habilidades BNCC:
– EF06LI08: Leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros.
– EF06LI12: Produção textual.
– EF07LI06: Análise reflexiva sobre a produção cultural.
– EF07LI11: Produção de textos orais e escritos.
– EF69AR01: Compreensão da produção artística de diferentes culturas.
– EF69AR18: Reflexão crítica sobre a arte e a cultura contemporâneas.
– EF69AR19: Interpretação e realização de produções artísticas.
– EF69AR24: Planejamento de eventos culturais.
– EF69AR35: Trabalho colaborativo em projetos artísticos.
Materiais Necessários:
– Apostilas com artigos sobre direitos autorais e leis de incentivo à cultura.
– Papéis, canetas, lápis, material para prototipagem (papelão, tesoura, cola, etc.).
– Calculadora para orçamentos.
– Quadro branco e marcadores.
Desenvolvimento:
1. Abertura (10 minutos): Apresentar o tema da aula, estimulando uma discussão inicial sobre o que os alunos entendem por direitos autorais e o consumo de produtos piratas. Realizar perguntas como: “O que acontece quando consumimos produtos piratas?” e “Qual a importância da produção cultural?”.
2. Leitura Direcionada (15 minutos): Distribuir as apostilas com os artigos sobre direitos autorais e leis de incentivo à cultura. Dividir a turma em grupos, onde cada grupo lerá um artigo e fará uma breve análise sobre o conteúdo, procurando identificar os principais pontos e implicações.
3. Discussão em Grupos (10 minutos): Cada grupo apresenta suas conclusões para a turma. Estimular o debate sobre as leis de incentivo e sua importância para a cultura e a produção artística.
4. Prototipagem (15 minutos): Após a discussão, os alunos deverão se reunir em seus grupos para prototipar uma proposta de evento cultural (exposição, mostra de arte, apresentação musical). Eles devem criar uma ideia e elaborar o orçamento necessário para a realização, incluindo recursos e parcerias.
5. Apresentação Final (5 minutos): Cada grupo pode apresentar rapidamente sua proposta e orçamento para a turma.
Avaliação:
A avaliação será contínua, observando a participação dos alunos nas discussões, a qualidade das análises realizadas nos grupos e a viabilidade das propostas apresentadas. O professor pode utilizar uma rubrica que considere critérios como clareza na apresentação, criatividade, análise crítica e trabalho em equipe.
Encerramento:
Concluir a aula reforçando a importância do respeito aos direitos autorais e do incentivo à produção cultural. Incentivar os alunos a refletirem sobre suas práticas de consumo e como podem apoiar a cultura de maneira ética e responsável.
Dicas:
– Incentive os alunos a trazerem exemplos do cotidiano sobre consumo e direitos autorais.
– Utilize recursos audiovisuais, como trechos de documentários, para enriquecer a discussão.
– Propor o desdobramento da atividade em uma futura apresentação em eventos escolares, fomentando maior envolvimento com a produção cultural.